Podcast e a relação ensino aprendizagem na odontologia
Aluno: Rodrigo Cavalcante de Almeida
Orientador(a): Dr. Luis Eduardo Marques Padovan
Área: Implantodontia
Ano: 2018
Resumo
A aplicação de novas tecnologias como forma de disseminação do conhecimento tem sido explorado de forma incipiente nas ciências médicas. O objetivo deste estudo foi analisar a disseminação da ferramenta podcast em formato de entrevistas que foram criadas com o intuito de acessibilizar tópicos de interesse da comunidade odontológica que foram discutidos por docentes da faculdade Ilapeo. Para isso, foram criados e transmitidos 15 episódios de podcasts no formato de entrevista. Essas entrevistas consistiram em perguntas sobre temas pré-determinados que foram julgados como de interesse geral por parte dos autores, sendo que os episódio duravam em média 30 minutos. Através de um servidor especializado para Podcasts (Blubrry) foram analisados o número, abrangência geográfica (número de países e estados brasileiros) e forma (tablets, celulares, nootbooks) dos acessos. O número total de acessos foi de 6158, sendo que o dispositivo preferido para o acesso aos episódios foram os celulares (86,9%). A disseminação dos episódios dentro do território nacional foi relevante pois houve acessos em todos os estados do território nacional. Adicionalmente, foi verificado que ocorreu acesso em outros 29 países, a maioria deles cujos idiomas oficiais não são o português. Apesar da compreensão do conteúdo adquirido por parte dos ouvintes não ter sido avaliado, pode-se sugerir que a ferramenta proposta promoveu relevante impacto na disseminação específica do conhecimento referentes aos tópicos abordados nas entrevistas e que a ferramenta podcasts pode auxiliar no fomento do ensino odontológico.